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quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FILME: VILLA-LOBOS,
uma vida de Paixão ( abordagem para arte-educadores)


Em 2007  comemoramos 120 anos do nascimento de Villa- Lobos. Levei meus alunos do ciclo I para uma paresentação do concerto da TUCCA q abordou a obra do maestro em orquestra e coral. Foi simplesmente lindo e o trabalho feito com os alunos antes da visita a sala SP foi imprencindível para o aproveitamento deles durante a apresentação da orquestra. durante meus projetos junto ao curso da Osesp . Fiz o resgistro de meus trabalhos. A seguir:
"O filme foi assistido cena a cena, comentado em cada cena sempre despertando o olhar do aluno para o que viria a seguir. As cenas menos interessantes para as crianças foram puladas. Desta forma objetivou-se mais a questão da influência musical da infância, os primeiros projetos na juventude e o reconhecimento profissional na vida adulta.

O filme é maravilhoso do começo ao fim. passei para meus alunos de 1 à 3 série. Pulei partes mais complexas como conflitos de relacionamento com a primeira mulher, cenas de nus, e cenas com discursos intelectuais mais profundos conseqüentemente menos significativas para a compreensão deles, mas consegui dar um sentido ao filme, de forma que encantou a todos. A história do filme foi apresentada da seguinte forma:
Começa com ele velho, relembrando sua infância e a sua juventude. Revelando aos poucos a trajetória de sua vida musical, mostrando também que muitas vezes os dons são percebidos na infância e aperfeiçoados na vida adulta. Esse aspecto foi enfatizado ao aluno; a questão dos dons que cada um possui e que irão descobrir ao longo da vida. As influências de sua infância também foram observadas, como o ambiente familiar envolto em música, sua tia influenciando seu gosto musical pela obra de John Sebastian Bach. Até a austeridade de seu pai trouxe a Villa, a descoberta de seus talentos pois ao amarrar o filho ao pé da mesa provoca o "despertar" do menino e que fez suas primeiras composições sentado ali no chão. Desde esse momento, Villa, passa a vida toda compondo sempre no chão.

A melhor cena do filme sem dúvida seria aquela da conversa dele de pijama listrado na cama de hospital nos USA falando aos repórteres sobre a diagonal, vertical e horizontal! ahahha. Foi surpreendente como ele estava acima das expectativas intelectuais da época. Era difícil para as pessoas acompanharem suas reflexões, e seu senso de humor. Muitas vezes suas respostas eram absurdamente irônicas o que aparentemente confundia o interlocutor, fazendo-os pensar na inconstância do maestro. Bom, esta cena, não é algo fácil para as crianças entenderem, mas se bem explicada, causam gargalhadas contagiantes.
Os melhores momentos do filme no geral, para todas as turmas foram duas:



1) a cena de Villa em Paris aguardando sua segunda esposa trazer o chapéu para que ele pudesse tocar o trenzinho do caipira, a música também encantou a todos.
2) O canto orfeônico e o momento em que as bexigas que formaram a bandeira do Brasil em meio ao coral de 12.000 vozes de crianças da rede pública do país, se desfizeram e foram aos céus, sublime!
Parei o filme nesta cena.

ATIVIDADE EM SALA DE AULA:
1) Mediação:
Todos se encantaram pela vida do compositor, comentamos e relatamos os melhores momentos do filme e ouvimos a diversas impressões da história do maestro. Demos seqüência as atividades com objetivo de fazer um registro de imagem.
2) Desenho de registro do filme:
Os temas foram: o retrato do maestro e a cena mais marcante do filme.
Os desenhos surpreenderam a todos pois os retratos foram quase que fotográficos, e a cena preferida, o campeão de representação sem dúvida foi o trenzinho do caipira. A preferência atingiu a 60 % dos alunos, 20% ficaram para os balões e o coral orfeônico. 10% para as lembranças da infância e das pipas e 10% para outros aspectos do filme. "

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