Marcadores

terça-feira, 4 de setembro de 2012

FILME:  JOGOS VORAZES

 
 

 Assisti ao filme ontem e achei bem interessante o épico.
Observando a história envolta do broche do Tordo fui pesquisar mais sobre o assunto.
Esse passáro ocorre com frequencia em toda Euroásia,  sua caça
é permitida por lá, sendo um iguaria em Portugal.

O fato do tordo-comum ser o símbolo central da história se deve ao seu nome científico: TORDUS PHILOMELOS (remete ao mito de Filomena uma princesa ateniense que foi transformada em pássaro pelos deuses)



TORSUS SIGNIFICA TORSO

PHILO SIGNIFICA AMANTE

MELOS SIGNIFICA CANÇÃO

Logo a princesa ateniense, no padrões gregos neste filme é uma koures, atleta e hábil. Seu canto romantico, sua perspicácia e determinação fazem dela a mais cobiçada e caçada na disputa pela vitoria. A caça se volta contra o caçador e ela é o tordo, o centro e o foco dos adversários. A personagem passa boa parte da batalha sobre as árvores, num comportamento silencioso e observador, como um passáro, primeiro mantendo-se viva e aguardando a melhor hora de se defender.
Uma releitura moderna de Lagoa Azul ao minuto final do jogo faz sua vitória ocorrer no melhor estilo da amante passional, ou tudo ou nada.  Vence e é coroada.

Uma história juvenil com certeza, mas que traz o totalitarismo cibernético ao qual já tratava o filme "1984" de George Orwell, a crimidéia.

A realidade atemporal e a  manipulação do presente e das informações futuras se repetem neste filme onde o figurino da população governante lembrou-me  a rainha Vitória,  vulgarmente conhecida como cabeçuda de Alice no País das maravilhas, e sua famosa frase "cortem-lhe a cabeça".
A cidade fictícia futurista é fantástica e a  mistura das epócas na loucura da criação do figurino provavelmente nos remete ao fato de que esse estado totalitário, aterrorizador, das minorias e das maiorias, da supremacia da raça, e contrastre de valores e idéias sempre esteve presente em toda a história humana independente da época em que se vive.





Trilogia, parece que a sequência destruirá a cidade do distrito 12 enquanto os herois desfilam pelos demais distritos, e se chamará: Jogos Vorazes: Em chamas.


JOGOS VORAZES: EM CHAMAS PARTE 2
Gostei muito deste artigo com a descrição  do novo  filme da TRILOGIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Em_Chamas

JOGOS VORAZES : A ESPERANÇA - PARTE 1 E 2
Me decepcionei com a parte 1 e 2 a esperança... que poderiam ter sido compactadas em um único episódio mais impactante. Porém o grande final foi bem emocionante e poderia ter ganhado um espaço maior no episódio 2 mas enfim confesso que depois de assistir estes dois últimos fiquei aliviada pelo fim da trilogia. O série poderia ter se tornado impecável tirando metade destas duas partes que foram absolutamente encheção de linguiça para o desenrolar da trama.
De qualquer forma indico que todos os amantes dos primeiros episódios persistam até o fim!!!!




Nenhum comentário: