Marcadores

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

 EDUCAÇÃO MUSICAL:  PROJETO DESCUBRA A ORQUESTRA

Diante da proposta do curso da OSESP, fui motivada a elaborar uma aula para meus alunos de 1ª à 3ª série do ciclo I da rede pública estadual, passando noções básicas para o despertar entendimento e apreciação de uma orquestra sinfônica.

Tempo de duração: 1 Mês

Material didático:
Retro-projetor para apresentação de imagens.
Aparelho de som com cd
Tv e DVD


ETAPAS DO TRABALHO


1) MEDIAÇÃO:

Mostrei uma foto de uma orquestra sinfônica.
Pedi para ele me definirem o q entendiam por orquestra e fomos buscando aproximar cada resposta ao conceito chave. Alguns já tinham visto na TV nos canais à cabo. Aguardei pacientemente até q alguém se aproximasse do conceito q melhor definisse o conjunto de instrumentos.

2) DEFINIÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONJUNTO DA ORQUESTRA.

A) A comparação e reconhecimento do conjunto da orquestra foram feitos usando como exemplo o conjunto de alunos da classe e suas respectivas famílias com as respectivas características.

B)Apresentação das 4 famílias da orquestra: corda, madeira, metal e percussão
A cada família apresentada observamos instrumento por instrumento. O objetivo neste momento foi despertar o olhar, ensinar a enxergar os detalhes de cada instrumento, seu desenho e o material de construção.
Identificamos o maior e o menor instrumento de cada família, e depois ficou mais fácil fazer o reconhecimento dos demais.
A família da Percussão foi apresentada em sua maioria ao vivo pq temos para isto uma bandinha na escola e apenas nesta família eles estão aqui reunidos pela forma como emitem o som, por atrito de duas partes possuindo assim instrumentos de diferentes materiais e características.

3) SONS DOS INSTRUMENTOS:

Ouvimos os sons dos instrumentos e associamos com um tipo de comportamento. Foi muito interessante pq ao final desta aula fizemos o reconhecimento dos sons, e muitos se lembraram dos instrumentos a partir das características q demos ao som de cada um: um preguiçoso, outro esperto, outro arteiro, e assim por diante.
Para esta atividade foi utilizado o apoio didático do livro TimTim por Tim Tim



4) CANTIGAS DE RODA E VILLA-LOBOS

A) Apresentamos as músicas de cantigas de roda do CD
“Villa-Lobos & os brinquedos de roda" , observado o sons dos instrumentos e o coral infantil da Fundação Clóvis Salgado. Despertando o aluno para as cantigas da nosa cultura popular.


5) VISITA AO CONCERTO DIDÁTICO:
Tema: Villa-Lobos e as cantigas de roda...

A) Organizamos os alunos com crachás de identificação com nome e telefone da escola, nome completo do aluno.

B) Sala São Paulo: trabalhamos seus diferenciais que a tornam únicas no mundo inteiro: como os painéis suspensos, o isolamento de som, e todo o ambiente projetado para promover a reverberação do som. A expressão musical reverberar foi também trabalhada com os alunos.

C) Visitação: as crianças receberam orientação quanto à postura para a visitação à uma apresentação ao vivo: fazer silêncio; não sair da sala fora de hora, e não aplaudir no decorrer do concerto; se vestir adequadamente devido ao ar condicionado dentro da sala e também por ser uma ação educativa pedimos aos alunos que se fossem com uniforme ou camisa branca e calça comprida. Estes cuidados facilitaram muito a identificação do grupo e das crianças individualmente;
Aplaudir apenas ao final da apresentação, momento este em que o maestro der a indicação com a batuta, se virar e agradecer. Determinado o encerramento do concerto.

D) Lanche e Banheiros: Tomaram um lanche na escola mais comes e bebes no ônibus e foram ao banheiro antes de saírem da escola, durante o percurso e ao chegarem a Sala SP. O mesmo fizeram no percurso da volta.

E) Situações inesperadas: Nunca estamos preparados para imprevistos, como uma chuva torrencial e uma longa espera para a saída dos alunos. Por isso acredito q esta situação hipotética deva ser trabalhada com eles antes do dia da visitação assim a escola evitam os aborrecimentos com os pais impacientes com a espera para o retorno dos alunos.

F) Avaliação do concerto didático: ( em construção)


6) DESENHO DE REGISTRO (em construção)
7) INSTRUMENTOS COM SUCATA (em construção)
8) BANDINHA RITMICA(em construção)

9) AUDIÇÂO E APRECIAÇÂO MUSICAL

Justificativa: A partir do projeto Descubra a Orquestra realizado na escola e na seqüência, a visita ao concerto didático, seguimos com as atividades práticas com intuito de despertar o aluno para a audição e apreciação musical bem como para a cultura popular, cantigas de roda e música de orquestra e coral.

Objetivo: Através das cantigas de Roda de Villa-Lobos, realizar um Coral com a música: “ Rosa Amarela”.

Público Alvo: Alunos da 2ª série do ciclo I da rede estadual de ensino.
Faixa Etária: Entre 7 e 8 anos

Metodologia:

Apresentação da música: Rosa Amarela do CD: “Villa-Lobos & os brinquedos de roda.”
Ensaio do Coral com duas vozes.
Confecção das rosas amarelas pelos alunos.
Apresentação para os alunos da escola ao término dos intervalos para o lanche.

Material de Apoio:

Rádio com CD, palitos de sorvete, fita crepe, cola branca, papel crepom nas cores: verde e amarelo. Amplificador de som para apresentação no pátio. Lenços de papel tamanho grande.

Avaliação:

Serão consideradas na avaliação a participação do aluno em sala de aula durante o desenvolvimento das atividades e durante a apresentação para os alunos da escola. Serão considerados também a participação dos alunos na confecção das flores para o processo da apresentação do coral.


BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

Estou relacionando a baixo todos os materiais que utilizo em sala de aula. Alguns de 1 à 4 e outros de 5 à colegial. Em cada item há um comentário sobre minha visão do material, pq acredito q vai ajudar todos.

BIBLIOGRAFIA DE PESQUISA:

BENETT, Roy
Instrumentos da Orquestra. Editora Jorge Zahar, 1995
(obs: noções básicas vistais sobre o assunto. Ótimo livro)

HENTSCHKE, Liane; KRUGER, Susana; DEL BEN, Luciana; CUNHA, Elisa da Silva. A orquestra Tin Tim por tin tim. São Paulo: Editora Moderna, 2006.
(obs: vem con cd com sons dos intrumentos da orquestra. Ótima referência e apoio didático)

MUTARELLI, Zezinho.
Músicas Daqui, ritmos do mundo: uma aventura de Felícia, Joel e Zeca / Zezinho Mutarelli & Gilles eduar; Ilustrações de Gilles Eduar – São Paulo : Fábrica e Livros e Brinquedos, 2001
(obs: vem com Cd de músicas folclóricas em diferentes ritmos musicais. Os intérpretes são pessoas famosas no mundo da música secular. Muito interesante e agradável, dá até pra ensinar dança tb)


CDS INFANTIS:

♪ → Wellington, Newton – Músicas Educativas e folclóricas
♪ → Villa-Lobos e os brinquedos de roda
♪ → Folclore em contos e cantos ( 20 canções)
♪ → Folclore em atividades ( 24 canções)
♪ → Músicas Folclóricas Brasileiras - Fund. Vito Civita
♪ → Músicas Folclóricas Americanas- Fund. Vitor Civita
♪ → Festa na Escola- Fund. Vitor Civita



FILMES:

→ Amadeus- filme. (DVD duplo, vale a pena assistir todo o bônus do disco 2.)

→ Dançando na chuva –musical (conta a história do cinema falado, através da dança e das músicas)

→ Moulin Rouge- Amor em Vermelho - musical (versão moderna no estilo dos antigos musicais da Brodway)

→ Mudança de Hábito 1 e 2- filme (cómedia com tema voltado ao coral e a expressão corporal)

→ Villa-Lobos, O índio de casaca – documentário (disponível só para empréstimo na Midiateca do Itaú Cultura, da Av Paulista- SP)

→ Villa-Lobos,uma vida de paixão- filme brasileiro (este filme está à venda nas lojas americanas por R$ 12,99 podendo ser encontrado tb para locação na rede Blockbuster e na 2001)


SITES SOBRE VILLA-LOBOS:

http://www.brasileirinho.mus.br/artigos/bachvilla.htm

http://www.brasileirinho.mus.br/artigos/villalobos.htm

http://www.museuvillalobos.org.br/mvl1.htm

Nenhum comentário: